Consulta à restituição do IRPF: saiba como fazer

Terceiro lote foi liberado essa semana, serão recebidos cerca de R$79 milhões apenas em agosto. Sendo mais de 65,6 mil pessoas beneficiadas.

A Receita Federal liberou para 2022 oito lotes da restituição, valor pago aos contribuintes que receberam descontos devido as deduções fiscais inseridas na declaração do Imposto de Renda. No último dia 15 de agosto foram creditados os valores referentes a terceira cota. Para saber se faz parte do público beneficiado nessa remessa é necessário realizar a consulta online.

Existem duas opções práticas para a verificação. A primeira é acessando o portal do IRPF no site da Receita, inserindo dados pessoais básicos como CPF e data de nascimento, e obtendo o resultado de forma rápida.

A outra alternativa é baixando o aplicativo Meu Imposto de Renda ou aplicativo da Receita Federal. O sistema possui as mesmas funcionalidades do site, e vai pedir dados semelhantes. Sem a necessidade de criar nenhum tipo de login ou cadastro pessoal. Nos dois casos é necessário ter uma boa conexão com a internet.

A restituição é liberada em lotes para atender a todos os contribuintes, o depósito é feito em sua conta pessoal informada durante a declaração. Caso não tenha recebido o valor, é necessário entrar em contato com o Banco do Brasil nos telefones 4004-0001 (capitais), 0800-729-0001 (demais localidades) e 0800-729-0088 (deficientes auditivos).

Leia também sobre a Alíquota IR 2022.

Tema: Elation por Kaira.
Cidade do Cabo, África do Sul