O que eu acho sobre descriminalizar a maconha? Qual era mesmo a pergunta?
Por Urso Branco em 26,Mai,2009 | Em Educação, Política | 50 comentários »

Vi, dia desses, um vídeo sobre a maconha. História, atributos econômicos e muito mais. Fiquei impressionado com o potencial econômico da “mardita” e passei a questionar a sua não regulamentação, enquanto fibra têxtil, papel, alimento, terapia e, por que não, alternativa ao álcool, cigarro e outras drogas mais perversas. Relatos informam seus efeitos prodigiosos para um sexo do bão. Amigo Urso, você tem opinião formada sobre isso? Edu Pit
Caro amigo “Bob Marley”, eu até tinha opinião, mas depois de um tempo curtindo a brisa da sua pergunta, esqueci qual era, vou ter que pensar mais a respeito... Estou brincando! Tenho sim opinião a respeito desse assunto tão esquecido – olha o trocadilho – e polêmico.
Preciso confessar: eu sou virgem! Nunca usufruí de qualquer tipo de entorpecente ilícito, já bebi um pouco, é claro. Ok, talvez mais que um pouco... Puxando pela memória, acho que bebi bastante, o suficiente para parar de beber.
Porém, caro leitor, minha “virgindade” na utilização destas substâncias, não me priva de ter uma opinião formada. Assim como muitos que vivem em uma metrópole como São Paulo, também observei, não raras vezes, conhecidos dando uma baforada no cigarro do capeta (apelido da maconha). A aceitação do “baseado” entre os mais jovens é algo impressionante, já cheguei a ser encarado com restrições por não fumar. Depois o cara chega aos cinqüenta anos de fumaça, já meio lesado e me diz que nunca se viciou... Porra! Quarenta anos dando dois “tapas” por dia e não se viciou? Depois dizem que não faz mal para a memória...
Uma das vantagens da descriminalização seria saber a procedência do bagulho, visto que quem compra não tem a menor idéia do que está misturado junto a erva. Já vi maluquinho fumando orégano e achando o maior barato! Leitores, nem pensem em fumar essa merda... O cara devia estar viajando na maionese, mas como placebo funcionou.
Aviso: essa pergunta já foi publicada no blog antigo no Wordpress. Estou publicando por aqui porque pretendo desativar o anterior. Infelizmente, não consigo importar os comentários.Essa é uma das respostas que mais gostei de escrever, continue lendo na próxima página, mas sugiro que leia até o final, aproveite e responda a enquete ao lado.
50 comentários
Comentário de: Edson Forao [Visitante]
Acho correta a idéia de que: cada um faz e usa o que quer, mas se cometer algum crime sob influência de algum entorpecente, a pena deve, sim, ser dobrada.
Agora, não discriminalizar, porque os traficantes ficariam sem o que fazer?!?
Independente, de eles terem ou não o que fazer, eles são bandidos e devem ser tratados como tal. Me desculpa, mas isso não justifica!
Agora, não discriminalizar, porque os traficantes ficariam sem o que fazer?!?
Independente, de eles terem ou não o que fazer, eles são bandidos e devem ser tratados como tal. Me desculpa, mas isso não justifica!
26.05.09 .@. 11:47
Edson, primeiro eu acho que devem haver políticas sociais para que a descriminalização seja possível. Por mim, tudo deveria ser liberado e com impostos até o talo, assim, quem sabe, nós que não temos nada a ver com essa porra, tenhamos uma carga tributária menor.
Até porque, muito de nossos impostos vai para o combate ao tráfico, para os hospitais públicos que recebem os vitimados e também para a esses programas sociais. Pelo menos, com impostos provenientes da venda de entorpecentes, essa conta é repartida com todos.
Até porque, muito de nossos impostos vai para o combate ao tráfico, para os hospitais públicos que recebem os vitimados e também para a esses programas sociais. Pelo menos, com impostos provenientes da venda de entorpecentes, essa conta é repartida com todos.
26.05.09 .@. 11:55
Comentário de: Rodrigo Ortiz [Visitante] · http://maedomeuamigo.wordpress.com/
Não sei se o efeito seria tão explosivo com a descriminalização, afinal, se considerarmos, a droga poderia ser vendida "oficialmente", então a droga de traficantes ia ser o tipo de tráfico que vemos, por exemplo, do pessoal que vende eletrônicos de procedência duvidosa.
Claro, as coisas poderiam piorar, mas não sei dizer se tanto.
Edson, acho que o Urso não está se referindo ao fato dos bandidos terem ou não o que fazer. O ponto é que, exatamente por terem seu sustento tirado, vão passar a cometer outros crimes para compensar.
Você diz "Independente, de eles terem ou não o que fazer, eles são bandidos e devem ser tratados como tal." Claro que eles continuariam a ser tratados como tal. Só que o ponto é que estariam mais agressivos e agiriam de maneira mais direta, "aumentando" a criminalidade, ou pelo menos a criminalidade que afeta a população mais diretamente.
Claro, as coisas poderiam piorar, mas não sei dizer se tanto.
Edson, acho que o Urso não está se referindo ao fato dos bandidos terem ou não o que fazer. O ponto é que, exatamente por terem seu sustento tirado, vão passar a cometer outros crimes para compensar.
Você diz "Independente, de eles terem ou não o que fazer, eles são bandidos e devem ser tratados como tal." Claro que eles continuariam a ser tratados como tal. Só que o ponto é que estariam mais agressivos e agiriam de maneira mais direta, "aumentando" a criminalidade, ou pelo menos a criminalidade que afeta a população mais diretamente.
26.05.09 .@. 12:01
Comentário de: tatytur20 [Membro]
acredito que o uso da macanha seja intessificado devido a crise mundial, já que as outras drogas sejam mais inacessiveis a maiorias de seus usuários, então se procura nestes casos de desespero o genérico, beleza pela matéria, e outra coisa obrigada pelo conselho
26.05.09 .@. 12:18
Comentário de: dr.S [Visitante]
Concordo plenamente com você meu caro Urso. Sou estudante de medicina e atualmente estou em um estágio psiquiátrico que trata entre outras doenças, o uso de drogas. E por tal motivo vejo na prática o que é dito em teoria. Foi publicado atualmente em um dos maiores jornais médicos do mundo, o "The New England Journal of Medicine", que a maconha aumenta o risco em mais de 20x de o usuário desenvolver esquizofrenia, outras alterações de pensamento(como juizo e autocrítica), e também o aumento de mais de 100x(isto mesmo, cem vezes)o risco do usuário vir a ser usuário de cocaína. Então, como todo traficante que se preza sabe, a maconha não dá tanto lucro para o melhante, e sim usa a tal droga como porta de entrada parra outras. E isto realmente ocorre pois já fui amigo(não me orgulho disso) de traficantes. Então, liberar a marihuana não causará uma diminuição real do tráfico de drogas, e taçvez ainda o aumente. E não adianta citar exempls Europeus de liberação da droga, pois aqui a realidade é totalmente diferente e além disto alguns estudos demonstram que a criminalidade nestes lugares, onde foi liberada a marihuana, aumentou. Caso alguém tenha dúvida quanto ao que falei, ficarei grato de enviar as minhas referências. Basta solicitar em meu email.
26.05.09 .@. 12:46
Comentário de: nice [Visitante]
Fiquei feliz ao ler sua opinião,dá para acreditar que nem tudo está perdido,pois as vezes acho que sou de outro planeta,pois a maioria das pessoas que conheço usam maconha e acham normal,como eu acho normal precisar dormir,beber agua,essas coisas essenciais.
Infelizmente,posso afirmar com muita experiência o mal que faz esta maldita droga,"tão leve",que de tão leve,levou meu irmão com 15 anos a experimetar o craque,já que qdo ele foi comprar maconha do traficante(dentro do colégio)e estava em falta por algum motivo qualquer, ele ofereceu o crack pro meu irmão,já que "dava mais barato".Não desejo a ninguém no mundo este barato que o crack nos causou e nos causa até hoje,pela dependencia do meu irmão.Já são oito anos de muita luta,tristezas,perdas materiais,emocionais,enfim...essa história é muito longa.(^^)
De qualquer forma meu dia ficou melhor ao ler este comentário.
Att,
nice
Infelizmente,posso afirmar com muita experiência o mal que faz esta maldita droga,"tão leve",que de tão leve,levou meu irmão com 15 anos a experimetar o craque,já que qdo ele foi comprar maconha do traficante(dentro do colégio)e estava em falta por algum motivo qualquer, ele ofereceu o crack pro meu irmão,já que "dava mais barato".Não desejo a ninguém no mundo este barato que o crack nos causou e nos causa até hoje,pela dependencia do meu irmão.Já são oito anos de muita luta,tristezas,perdas materiais,emocionais,enfim...essa história é muito longa.(^^)
De qualquer forma meu dia ficou melhor ao ler este comentário.
Att,
nice
26.05.09 .@. 12:48
Comentário de: M_49 [Membro]
Urso, acho que esta foi a melhor resposta que eu já li no seu blog.
Concordo plenamente com você.
Já pensou em se candidatar a um cargo político?
Beijão :-)
Concordo plenamente com você.
Já pensou em se candidatar a um cargo político?
Beijão :-)
26.05.09 .@. 12:52
Comentário de: ricardão [Membro]
Parabéns Ursão, ser "careta" hoje em dia é uma honra!
Não sou a favor da dsecriminalização, afinal, acho que como acontece com tudo nesse país, nada é bem controlado como deveria...
Mas acredito que o problema é bem maior, acredito que a raíz disso tudo esteja no tráfico de armas, pois enquanto as pessoas compram armas indiscriminadamente e a policia não impede as a entrada de armas no país, os traficantes de drogas se sentirão muito machos com o "trabuco" na mão, pois se eles não tiverem armas, seriam mocianhas indefesas e a policia poderia coibir as drogas, os assaltos, os sequestros e etc.
Portanto, temos que parar com essa bobagem de que os cidadãos tem o "direito de se defender", vamos deixar isso para a polícia, afinal pagamos impostos e temos que cobrar retorno disso.
E quanto as drogar, deixem isso pra lá, com certeza bem não faz !
Abraços
Não sou a favor da dsecriminalização, afinal, acho que como acontece com tudo nesse país, nada é bem controlado como deveria...
Mas acredito que o problema é bem maior, acredito que a raíz disso tudo esteja no tráfico de armas, pois enquanto as pessoas compram armas indiscriminadamente e a policia não impede as a entrada de armas no país, os traficantes de drogas se sentirão muito machos com o "trabuco" na mão, pois se eles não tiverem armas, seriam mocianhas indefesas e a policia poderia coibir as drogas, os assaltos, os sequestros e etc.
Portanto, temos que parar com essa bobagem de que os cidadãos tem o "direito de se defender", vamos deixar isso para a polícia, afinal pagamos impostos e temos que cobrar retorno disso.
E quanto as drogar, deixem isso pra lá, com certeza bem não faz !
Abraços
26.05.09 .@. 13:02
Comentário de: Caca [Visitante]
Como diria um professor meu... sou a favor da descriminalização da maconha, desde que seja vendida em forma de supositório!
26.05.09 .@. 13:02
Comentário de: Everton [Visitante]
Hummmm...levando em conta os comentários de alguns sobre o post:
Por que não liberar a cocaína? Cheirar umãzinha não pega nada!
Que tal liberar LSD, heroína e crack? Olha o lucro que teríamos com a venda disso tudo, e de maneira legal! :-D
Pensando mais fundo, podíamos liberar o tráfico de armas. Cada um tem a sua responsabilidade e atiraria somente se necessário. Se matasse uma criança na rua a pena seria em dobro! 8 anos com bom comportamento.
E os traficantes? coitados...
Eles seriam chamados ao invés de "mano" de "tio", como o tiozinho do bar da esquina. "Manda mais uma aqui na mesa, tio!"
Sou a favor de liberar tudo, cobrar por tudo, e punir se alguém fizer algo errado. Afinal o que pode acontecer só com um "pega", um "branquinha", uma "bala", um "teco" ?
Já temos o álcool e nicotina liberados, então libera tudo mesmo!!! lol
Por que não liberar a cocaína? Cheirar umãzinha não pega nada!
Que tal liberar LSD, heroína e crack? Olha o lucro que teríamos com a venda disso tudo, e de maneira legal! :-D
Pensando mais fundo, podíamos liberar o tráfico de armas. Cada um tem a sua responsabilidade e atiraria somente se necessário. Se matasse uma criança na rua a pena seria em dobro! 8 anos com bom comportamento.
E os traficantes? coitados...
Eles seriam chamados ao invés de "mano" de "tio", como o tiozinho do bar da esquina. "Manda mais uma aqui na mesa, tio!"
Sou a favor de liberar tudo, cobrar por tudo, e punir se alguém fizer algo errado. Afinal o que pode acontecer só com um "pega", um "branquinha", uma "bala", um "teco" ?
Já temos o álcool e nicotina liberados, então libera tudo mesmo!!! lol
26.05.09 .@. 13:03
Comentário de: Politica social? [Visitante]
Politica social? mais uma?
Interessante isso. Estão querendo transformar o brasil no pais dos coitadinhos. Não pode prender, pq o tadinho mora na favela, mae prostituta, pai desconhecido, bla bla bla. Não pode aumentar a pena pq o tadinho isso, o tadinho aquilo. O estado não pode deixar de manter hospitais publicos GRATUITOS porque os tadinhos isso, os tadinhos aquilo. Nos EUA, somente a titulo de comparação, existe pobreza sim. E quem ja foi para lá teve uma amostra do espirito-de-tadinho deles: TADINHO de vc, VAI SE FERRAR, roubou, mane, tá lascado, cana. Matou, mané? cadeira eletrica. Não tem dinheiro para pagar hospital, tadinho? MORRE. Hospital publico é pago. E o imbecil que disser que lá se ganha mais mas se gasta menos, sugiro que vá lá ver com seus proprios olhos. Lá a lei é dura e é para todos. Menos no brasil, onde é o pais dos tadinhos.
Interessante isso. Estão querendo transformar o brasil no pais dos coitadinhos. Não pode prender, pq o tadinho mora na favela, mae prostituta, pai desconhecido, bla bla bla. Não pode aumentar a pena pq o tadinho isso, o tadinho aquilo. O estado não pode deixar de manter hospitais publicos GRATUITOS porque os tadinhos isso, os tadinhos aquilo. Nos EUA, somente a titulo de comparação, existe pobreza sim. E quem ja foi para lá teve uma amostra do espirito-de-tadinho deles: TADINHO de vc, VAI SE FERRAR, roubou, mane, tá lascado, cana. Matou, mané? cadeira eletrica. Não tem dinheiro para pagar hospital, tadinho? MORRE. Hospital publico é pago. E o imbecil que disser que lá se ganha mais mas se gasta menos, sugiro que vá lá ver com seus proprios olhos. Lá a lei é dura e é para todos. Menos no brasil, onde é o pais dos tadinhos.
26.05.09 .@. 13:40
Comentário de: Anna [Visitante]
Muito boa a pergunta, e parabéns ao Urso pela resposta!
Também sou careta...só gosto de chocolate e de docinhos ehehehe
Bjs!
Também sou careta...só gosto de chocolate e de docinhos ehehehe
Bjs!
26.05.09 .@. 13:50
Comentário de: M38 [Visitante]
Ursinho Querido, vc mais uma vez, provou que é genial !
"As penas para crimes cometidos por alguém sob influência de qualquer substância entorpecente deveriam ser duplicadas. Com responsabilidade, acho que é direito do cidadão usar o que bem entender, contudo, a sociedade deve tomar medidas para coibir os excessos. O meliante quer cheirar pó a noite toda, sem problema, se o cara for dirigir e acidentalmente matar alguém, pena dobrada."
Concordo em gênero, nº e grau.
Já vimos vários casos de crimes cometidos por conta desses vícios malditos e que saíram impunes, só porque o indivíduo é viciado e não traficante, problema dele.....errou, seja de uma forma ou de outra, pague !
Nunca fumei maconha, nunca experimentei droga nenhuma, nem tô afim, já não tenho idade p/ isso, mas enfim....cada um cada um !
Eu votaria contra, se houvesse algum plebiscito nesse sentido.
Beijo e mais uma vez, eu posso dizer, sou sua fã !
"As penas para crimes cometidos por alguém sob influência de qualquer substância entorpecente deveriam ser duplicadas. Com responsabilidade, acho que é direito do cidadão usar o que bem entender, contudo, a sociedade deve tomar medidas para coibir os excessos. O meliante quer cheirar pó a noite toda, sem problema, se o cara for dirigir e acidentalmente matar alguém, pena dobrada."
Concordo em gênero, nº e grau.
Já vimos vários casos de crimes cometidos por conta desses vícios malditos e que saíram impunes, só porque o indivíduo é viciado e não traficante, problema dele.....errou, seja de uma forma ou de outra, pague !
Nunca fumei maconha, nunca experimentei droga nenhuma, nem tô afim, já não tenho idade p/ isso, mas enfim....cada um cada um !
Eu votaria contra, se houvesse algum plebiscito nesse sentido.
Beijo e mais uma vez, eu posso dizer, sou sua fã !
26.05.09 .@. 13:52
Hummmmmmmm, lendo a segunda página lembrei que já li esse post.
Demorei a lembrar, mas lembrei. Claro que meu esquecimento se deu por N fatores que não o uso da erva.
Eu sou do tipo que não bebo, não fumo, não uso drogas e sexo só com amor (mas amo demais qualquer gostosa que apareça).
Realmente é uma análise complicada se discriminaliza ou não essa droga que já vem malhada dantes deu nascer.
Vejo que o problema é que as pessoas perderam a coragem e tentam se iludir com drogas, álcool.
Realmente a vida não é fácil, mas subterfúgios com estes não resolvem.
Demorei a lembrar, mas lembrei. Claro que meu esquecimento se deu por N fatores que não o uso da erva.
Eu sou do tipo que não bebo, não fumo, não uso drogas e sexo só com amor (mas amo demais qualquer gostosa que apareça).
Realmente é uma análise complicada se discriminaliza ou não essa droga que já vem malhada dantes deu nascer.
Vejo que o problema é que as pessoas perderam a coragem e tentam se iludir com drogas, álcool.
Realmente a vida não é fácil, mas subterfúgios com estes não resolvem.
26.05.09 .@. 13:55
Comentário de: kk [Visitante]
É bom saber que não fui a única. Fiz estágio em um laboratório na USP e um dia conversando com o pessoal disse que nunca tinha experimentado nada, ficaram me olhando com cara de pena e, fui tirada de babaca. Os caras ficam queimando planta seca, engolindo a fumaça pra fugir da realidade, que diga-se de passagem a deles era bem melhor que a minha, e eu é que sou tirada de babaca!
Quanto à discriminalização, nunca tinha pensado por esse ponto de vista. Mas realmente se as drogas forem liberadas, crimes mais bárbaros tenterão a acontecer, não só pelos traficantes quanto pela quantidade de moleque babaca que vai se arrebentar de tanto usar droga, e levar um monte de gente junto.
Estou com a Anna, viva o bom e velho chocolate!
Ursinho Te adoro!
Bjos
Quanto à discriminalização, nunca tinha pensado por esse ponto de vista. Mas realmente se as drogas forem liberadas, crimes mais bárbaros tenterão a acontecer, não só pelos traficantes quanto pela quantidade de moleque babaca que vai se arrebentar de tanto usar droga, e levar um monte de gente junto.
Estou com a Anna, viva o bom e velho chocolate!
Ursinho Te adoro!
Bjos
26.05.09 .@. 14:08
Comentário de: Johnny [Visitante] · http://coracaodepoeta.wordpress.com/
Infelizmente não consigo imaginar solução para tal.
Sempre que paro pra pensar, não vejo saída para o fim.
Nunca li, ouvi ou vi nenhum argumento em que me apontasse que acabar com o tráfico será (des)favorável para o término da criminalidade. Como as relações entre eles se quebrariam (ou não) em função da liberação do uso (venda e comercialização) de psicotrópicos.
Sempre sobra arestas, sempre! Pode-se ouvir um comentário de um 'play', maconheiro, socialistazinho, camisa de Che, dizendo que tem que liberar e cada um é responsável pelos seus atos... Ou de qualquer 'subfacista' que diz que acabar com o tráfico é acabar com a criminalidade.
Sempre que paro pra pensar, não vejo saída para o fim.
Nunca li, ouvi ou vi nenhum argumento em que me apontasse que acabar com o tráfico será (des)favorável para o término da criminalidade. Como as relações entre eles se quebrariam (ou não) em função da liberação do uso (venda e comercialização) de psicotrópicos.
Sempre sobra arestas, sempre! Pode-se ouvir um comentário de um 'play', maconheiro, socialistazinho, camisa de Che, dizendo que tem que liberar e cada um é responsável pelos seus atos... Ou de qualquer 'subfacista' que diz que acabar com o tráfico é acabar com a criminalidade.
26.05.09 .@. 14:12
Comentário de: Paulo [Visitante]
A maconha pode sim levar à outras dogras, exemplo se voce esta acostumado a tomar cerveja e ja nao sente mais aquele "prazer" voce passa para alguma bebida mais forte, ja vi isso acontecer com amigos meus que bebiam todas, e quando se acostumaram com a cerveja, partiram para outras com teor alcoolico maior, do mesmo geito é com a maconha, hora que parar de dar o "barato" a tendência é ir para algo mais forte. Mais como discriminalizar se a sociedade nao esta apta a lidar com isso, e querendo ou não muita gente vive da droga que o "boyzinho" compra, entao somente discriminalizar é abrir portas para o aumento de outros tipos de crimes, sim eles que vendem sao bandidos mais assim como nós precisam de algo para sobreviver, eu tive oportunidade,de estudar...e eles? se oque eles somente sabem fazer é trabalhar no crime??!! Entao um projeto de inclusao social é totalmente indispensavel em primeiro plano!
26.05.09 .@. 14:25
Comentário de: Alberto [Visitante]
Me sentia diferente porque, como você Urso também sou virgem em relação a drogas proibidas. Precisei de alguns anos e alguns quilos a mais pra perceber que malandros mesmo somos nós, que temos uma família normal, filhos produtivos e alguns problemas corriqueiros.
Parabéns por sua opinião. Precisamos de mais debates como esse.
Abração.
Parabéns por sua opinião. Precisamos de mais debates como esse.
Abração.
26.05.09 .@. 14:58
Comentário de: Rally 69 [Visitante]
Grande Urso !!!
EU FUMO UM BECK !!! ADORO !!!
TRABALHO PACAS, PAGO MINHAS CONTAS, NÃO DEVO NADA A NINGUÉM.... NÃO BEBO, NÃO SOU PSICO DO MAL, NÃO SOU LADRÃO, NEM MENTIROSO.... Isso é os valores que me importam numa pessoa. Se ele fuma um pra curtir ou relaxar, problema dele....
Só quem fez sexo com um baseadinho na cabeça sabe como é bom !!! HEHEHEHEHEHE
AQUI É PALESTRA !!!!
Faltam 27 dias para o Rally dos Sertões... acompanhem !!!
Rally 69
EU FUMO UM BECK !!! ADORO !!!
TRABALHO PACAS, PAGO MINHAS CONTAS, NÃO DEVO NADA A NINGUÉM.... NÃO BEBO, NÃO SOU PSICO DO MAL, NÃO SOU LADRÃO, NEM MENTIROSO.... Isso é os valores que me importam numa pessoa. Se ele fuma um pra curtir ou relaxar, problema dele....
Só quem fez sexo com um baseadinho na cabeça sabe como é bom !!! HEHEHEHEHEHE
AQUI É PALESTRA !!!!
Faltam 27 dias para o Rally dos Sertões... acompanhem !!!
Rally 69
26.05.09 .@. 15:14
Comentário de: Ronaldo [Visitante]
Ótima pergunta, péssima resposta:
O cara queria saber sobre os efeitos da erva no sexo e a resposta virou um sermão. quase um padre rezando...
Mas refletindo a pergunta, a discriminalização seria só da maconha, as outras ficam como estão, proibidas.
Portanto não concordo com o quadro de caos urbano sugerido.
O cara queria saber sobre os efeitos da erva no sexo e a resposta virou um sermão. quase um padre rezando...
Mas refletindo a pergunta, a discriminalização seria só da maconha, as outras ficam como estão, proibidas.
Portanto não concordo com o quadro de caos urbano sugerido.
26.05.09 .@. 17:12
Comentário de: baiano [Visitante]
Bom, confesso que eu fumo mas não trago.. Quem traz é um amigo meu da Bolívia. hahaha.
Brincadeiras à parte, confesso que já experimentei, mas há muito tempo. O efeito é parecido com 2 ou 3 latinhas de cerveja, com tempo mais prolongado... A questão da descriminalização é muito foda de resolver. Claro que não podemos entender a Holanda como exemplo, o modelo de lá não funcionaria no Brasil. A liberação em terras tupiniquins deveria ser cercada por diversas mudanças nas leis que penalizassem abusos (civil, transito, etc). Agora por outro lado, percebo que todos os exemplos que eu conheço e que foram citados de prejuízo à vida provocados pela maconha foram na verdade indiretos; isto é, foram provocados por outras drogas (cocaina, crack, etc). Se a PESSOA envolvida tiver sua cabeça centrada, seja por seu caráter ou sua educação, não gostaria de viver perigosamente ao ponto de entrar no mundo ilícito. Talvez se a maconha fosse liberada teria tantos problemas quanto o álcool, que apesar de lícito também é porta de entrada para outras drogas, e as pessoas que gostam do perigo iriam ter como porta de entrada outras drogas mais leves que certamente teriam seu tráfico aumentado: lança-perfume, loló, cola, solventes em geral.
A diferença para mim é que a maconha existe e é utilizada há séculos, seus efeitos são conhecidos há muito tempo.. Quem sabe Caminha ao chegar no Brasil não fumou um cachimbo da Paz do índio antes de escrever a carta?
Brincadeiras à parte, confesso que já experimentei, mas há muito tempo. O efeito é parecido com 2 ou 3 latinhas de cerveja, com tempo mais prolongado... A questão da descriminalização é muito foda de resolver. Claro que não podemos entender a Holanda como exemplo, o modelo de lá não funcionaria no Brasil. A liberação em terras tupiniquins deveria ser cercada por diversas mudanças nas leis que penalizassem abusos (civil, transito, etc). Agora por outro lado, percebo que todos os exemplos que eu conheço e que foram citados de prejuízo à vida provocados pela maconha foram na verdade indiretos; isto é, foram provocados por outras drogas (cocaina, crack, etc). Se a PESSOA envolvida tiver sua cabeça centrada, seja por seu caráter ou sua educação, não gostaria de viver perigosamente ao ponto de entrar no mundo ilícito. Talvez se a maconha fosse liberada teria tantos problemas quanto o álcool, que apesar de lícito também é porta de entrada para outras drogas, e as pessoas que gostam do perigo iriam ter como porta de entrada outras drogas mais leves que certamente teriam seu tráfico aumentado: lança-perfume, loló, cola, solventes em geral.
A diferença para mim é que a maconha existe e é utilizada há séculos, seus efeitos são conhecidos há muito tempo.. Quem sabe Caminha ao chegar no Brasil não fumou um cachimbo da Paz do índio antes de escrever a carta?
26.05.09 .@. 17:23
Comentário de: Divina [Visitante]
Bravo! bravissímo!!
Sou agora mais do que nunca sua fã, caro urso, vc é um ser que eu diria consciente do seu papel!!!Parabéns
Um Xêro!!
Sou agora mais do que nunca sua fã, caro urso, vc é um ser que eu diria consciente do seu papel!!!Parabéns
Um Xêro!!
26.05.09 .@. 17:37
Comentário de: Fay [Visitante]
Urso, concordo com a maioria das tuas ideias, mas devo dizer que sou a favor da descrminalização. Pq quem fuma vai continuar fumando; quem não fuma pode se animar a começar ou não - sendo que os "animados" experimentariam de qlqr jeito, fosse a maconha lícita ou ilícita. Eu nunca usei nem pretendo usar. Já bebi além da conta e não gostei nada do resultado, pois perdi o self-control e quando isso acontece, NÓIS SE ARREPENDE de umas paradas aê! rsrs Enfim, acho melhor tornar essa droga legal de uma vez e usar ou não usar vai da consciência de cada um.
26.05.09 .@. 18:03
Ronaldo, pelo visto você é mais um do grupo dos lesados... O cara perguntou a minha opinião sobre a descriminalização... Falei que essa porra faz mal!
26.05.09 .@. 18:11
Fay, eu sou a favor... Só que acho que precisam haver medidas para que ocorra a liberação.
26.05.09 .@. 18:11
Obrigado a todos pelos comentários, esse é um debate interessante, recomendo mandar esse post para amigos...
26.05.09 .@. 18:12
Comentário de: Mulher Fada [Visitante]
Realmente, excelente resposta, como sempre Ursão.
Eu nunca usei e nunca pretendo usar droga alguma. Bebo e vejo isso como o bastante para me alegrar na noite/tarde/dia. =)
Porém não conseguirei me conter e irei reproduzir um trecho da pergunta, que achei "interessante".
"Relatos informam seus efeitos prodigiosos para um sexo do bão."
Como diria o Wagner Montes (Programa da Rede Record - Balanço Geral), esse ai é 'borracha fraca' meu bem!
Beijos, e parabéns pela resposta!
Eu nunca usei e nunca pretendo usar droga alguma. Bebo e vejo isso como o bastante para me alegrar na noite/tarde/dia. =)
Porém não conseguirei me conter e irei reproduzir um trecho da pergunta, que achei "interessante".
"Relatos informam seus efeitos prodigiosos para um sexo do bão."
Como diria o Wagner Montes (Programa da Rede Record - Balanço Geral), esse ai é 'borracha fraca' meu bem!
Beijos, e parabéns pela resposta!
26.05.09 .@. 18:25
Comentário de: Lyla [Visitante]
Oi Urso, parabéns pelo blog.
Muita gente argumenta que a maconha é droga leve e inócua. No entanto, isso que vendem nos morros por aí não é mais aquele fuminho tão popular na era hippie.
A maconha de hoje é geneticamente modificada e tem muitas vezes mais THC (tetrahidrocanabinol - o princípio ativo que dá o barato) que tinha antes.
E por isso muito mais chance de dar todos os perrengues que o estudante de medicina citou aí em cima.
Enfim, há coisas melhores na vida que ficar se entorpecendo. Eu já tenho altos baratos com esporte e chocolate, então dispenso totalmente estes artifícios.
Muita gente argumenta que a maconha é droga leve e inócua. No entanto, isso que vendem nos morros por aí não é mais aquele fuminho tão popular na era hippie.
A maconha de hoje é geneticamente modificada e tem muitas vezes mais THC (tetrahidrocanabinol - o princípio ativo que dá o barato) que tinha antes.
E por isso muito mais chance de dar todos os perrengues que o estudante de medicina citou aí em cima.
Enfim, há coisas melhores na vida que ficar se entorpecendo. Eu já tenho altos baratos com esporte e chocolate, então dispenso totalmente estes artifícios.
26.05.09 .@. 19:03
Comentário de: Denize [Visitante]
´Discriminalizar como na Holanda? Acho engraçado isso de brasileiro querer copiar essas idéias dos outros países, mas não fala em copiar o comportamento, respeito às leis, urbanidade e tantas outras coisas boas e positivas. Querem é copiar as "cacas". Tive amigos que viraram drogadaços começando com maconha. Tem um caso na minha família também. A maconha é, de fato, a porta de entrada e sabe-se lá se o sujeito vai encontrar uma saída... geralmente não encontra. Gostei da tua resposta, Urso. Muito coerente. E, pra concluir, cara ruim de cama não tem droga que conserte. Se é ruim de cara limpa, drogadão então que mulher aguenta????
26.05.09 .@. 19:13
Comentário de: marasbs [Membro]
Urso,parabéns pala lucida resposta. E olha que vc é um jovem que interaje entre jovens mas sabe muito bem discernir as consequências da utilização indescriminada desta droga. Porta de entrada para outras mais fatais. Quantos jovens estao completamente perdidos neste mundo!! meu sobrinho enveredou pelo uso da maconha e viciou-se de tal maneira que praticamente enlouqueceu, roubava, e fazia horrores para obter dinheiro para comprar maconha, depois foi para coca.. foi para a sarjeta.. acabou-se como uma coisa qualquer.. um garoto tão lindo, inteligente, bem criado...não, não aopoio a liberação desta porcaria sobre nenhum argumento ou pretexto..
26.05.09 .@. 20:56
Comentário de: Juliana I. [Visitante]
É fato que quem usa não admite os males que a maldita faz.. Por isso, respostas como a do amigo Ronaldo, que discorda do caos urbano que as drogas causam. Quem duvida, vai pra periferia... Sugiro Taipas, Brasilândia, Perus... Lá dá pra entender o tamanho do "drama" que é o caos urbano por conta das drogas..
Não uso, e nunca usei, nada que me tire a consciência do que faço, do que sinto... Nem beber eu bebo. Agora, se a questão é legalizar, então legaliza e faz uma taxação absurda... quem quer usar, que pague por isso! Assim, vc inibe boa parte do consumo (basta ver a mudança significativa que houve depois das punições a quem bebe e dirige alcoolizado) e ainda arrecada um pouco mais, permitindo diminuir outras cargas tributárias e melhorar as verbas de saúde, educação, etc...
Urso, é bom saber que vc, assim como eu, é, como dizem, "careta". Significa que não estou nadando contra a maré sozinha...
Bjoks!
Não uso, e nunca usei, nada que me tire a consciência do que faço, do que sinto... Nem beber eu bebo. Agora, se a questão é legalizar, então legaliza e faz uma taxação absurda... quem quer usar, que pague por isso! Assim, vc inibe boa parte do consumo (basta ver a mudança significativa que houve depois das punições a quem bebe e dirige alcoolizado) e ainda arrecada um pouco mais, permitindo diminuir outras cargas tributárias e melhorar as verbas de saúde, educação, etc...
Urso, é bom saber que vc, assim como eu, é, como dizem, "careta". Significa que não estou nadando contra a maré sozinha...
Bjoks!
26.05.09 .@. 21:12
Comentário de: angel [Membro]
É engraçado essa do cara achar que sua performance "melhora" depois de um baseadinho.... kkkkkkk se está com a mesma mulher nas duas oportunidades, ela é quem deveria responder! Por experiencia própria, digo que a erva faz nenhuma diferença no quesito em questão, exceto pelo fato que o cara fica insuportavelmente chato.
27.05.09 .@. 08:23
Comentário de: Bruno [Visitante]
Como sempre muito bom comentário, tenho de concordar. Uma coisa que não é muito pensada por "bad boys" que gostam de dar uma tragada é o malefício que o traficante traz a sociedade através deste passatempo. Já vi inúmeras famílias sendo destruídas por causa de drogas. E tem gente que ainda apóia traficante, dizendo que traz "paz" ao morro. São na verdade participantes do grupo da maior escória desta sociedade. Pois desestruturam a sociedade e a família. Sou contra a violência, mas a cada manchete de jornal que mostra algum jovem matando para comprar droga, estou chegando a conclusão que pena de morte é pouco.
Um abraço a todos.
Um abraço a todos.
27.05.09 .@. 08:32
Comentário de: Roberto [Visitante]
Já me posicionei outro dia sobre a legalização da maconha e, não vou repetir tudo de novo, apenas dizer que sou contra. Quanto a dobrar a pena para quem comete algum crime estando drogado, isso é pura ficção, neste país ninguem cumpre pena durante muito tempo, nossas leis são brandas e nosso código penal arcaico.
27.05.09 .@. 10:34
Comentário de: Tiago [Visitante]
Urso, o Sr. está se contradizendo. Primeiro vc mostra um trecho do filme tropa de elite, onde o policial joga a responsabilidade da violência e dos crimes p o "maconheiro", depois vc escreve: "O que acontecerá se o poder público tirar o sustento desses marginalizados que vendem o baseadinho que o playboy fuma? Provavelmente ocorrerá uma explosão dos mais diversos crimes. Ou você espera que os traficantes irão aderir ao programa de desarmamento, se internar em clinicas de recuperação, se profissionalizar em algo e pedir emprego como todos fazemos?"
Com esse seu texto fica claro q a culpa da violência não é do usuário. Pelo contrário, a polícia corrupta é maior responsável por isso. Ou vcs acham q o traficante compra armas ao "maconheiro"?
Esse filme foi um pouco hipócrita, mostrando apenas o lado da polícia no combate ao crime, culpando o usuário e escondendo a culpa do Estado nessa questão. A maconha hj é proibida por questões históricas preconceituosas e devido ao fato da nossa cultura copiar uma das piores do mundo, a americana. A maconha fui bastante usada pelos escravos durante rituais religiosos, e após a abolição da escravatura eles ficaram marginalizados como bem sabemos. Dai vem esse preconceito todo em volta da erva. Dizem q é coisa de marginal, de bandido.
Hj as coisas mudaram e muito. O perfil do usuário é diferente. Hj temos a maior parte dos usuários de maconha formado por artistas, intelectuais, jornalistas, pesquisadores,etc. E a nossa constuituição não serve mais p época em q vivemos, ela precisa se encaixar no perfil da sociedade atual.
Por fim, o usuário tem que ter o mesmo direito que um cidadão possui, ao chegar em casa e tomar um drink p relaxar, após um dia de trabalho. O Estado não pode ter essa autoridade de escolher a droga que o cidadão deve usar. Por qual razão um trabalhador não pode fumar um basedo, porem pode consumir tabaco ( responsável por causar vários tipos de cancer) e álcool (responsável por diversas mortes trágicas). Se culpam a violência, pq não permitem q o usuario plante o seu próprio pé de maconha, ao invés de se arriscar indo em bocas de fumo?
Sugiro q leiam A Maconha Livro de Fernando Gabeira. Ai vai o link de uma nota da folha: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351921.shtml
Com esse seu texto fica claro q a culpa da violência não é do usuário. Pelo contrário, a polícia corrupta é maior responsável por isso. Ou vcs acham q o traficante compra armas ao "maconheiro"?
Esse filme foi um pouco hipócrita, mostrando apenas o lado da polícia no combate ao crime, culpando o usuário e escondendo a culpa do Estado nessa questão. A maconha hj é proibida por questões históricas preconceituosas e devido ao fato da nossa cultura copiar uma das piores do mundo, a americana. A maconha fui bastante usada pelos escravos durante rituais religiosos, e após a abolição da escravatura eles ficaram marginalizados como bem sabemos. Dai vem esse preconceito todo em volta da erva. Dizem q é coisa de marginal, de bandido.
Hj as coisas mudaram e muito. O perfil do usuário é diferente. Hj temos a maior parte dos usuários de maconha formado por artistas, intelectuais, jornalistas, pesquisadores,etc. E a nossa constuituição não serve mais p época em q vivemos, ela precisa se encaixar no perfil da sociedade atual.
Por fim, o usuário tem que ter o mesmo direito que um cidadão possui, ao chegar em casa e tomar um drink p relaxar, após um dia de trabalho. O Estado não pode ter essa autoridade de escolher a droga que o cidadão deve usar. Por qual razão um trabalhador não pode fumar um basedo, porem pode consumir tabaco ( responsável por causar vários tipos de cancer) e álcool (responsável por diversas mortes trágicas). Se culpam a violência, pq não permitem q o usuario plante o seu próprio pé de maconha, ao invés de se arriscar indo em bocas de fumo?
Sugiro q leiam A Maconha Livro de Fernando Gabeira. Ai vai o link de uma nota da folha: http://www1.folha.uol.com.br/folha/publifolha/ult10037u351921.shtml
27.05.09 .@. 14:52
Comentário de: LowProfile [Visitante]
Esse assunto de legalização/descriminalização é ainda, e será por muito tempo, polêmico. Cada um tem sua posição, opinião e solução. Será que a criminalidade vai aumentar? Cobrar impostos maiores pra usuários, isso também não seria mais uma fonte de renda pra políticos inescrupulosos? Como eu sempre digo: a gente sempre acredita naquilo que nos convêm. Enfim... O meu testemunho aqui é outro, é sobre a performance sexual de quem faz uso. Bem, antes de mais nada, digo que nunca tive interesse em ser usuário. Mas comecei a me relacionar com um cara que faz uso freqüente e fiquei curioso, pois, eu pensei, quem se habilita a pagar por volta de R$ 50 por um pacotinho de nada de uma erva seca e fedida, é porque deve dar uma onda (muito) boa. Pois é, aí me prestei a experimentar. 1ª vez: nada. 2ª vez: nada. 3ª vez: nada. Bem, coloquei mais empenho, traguei com força, segurei, insisti: NADA! Só baixava minha pressão, ou seja, sono. Resumo, continuo não me interessando pela maldita (põe maldita nisso, só faz secar a garganta, é fedida, cara e deixa todo mundo com cara de bãh). OK, voltando ao quesito “performance sexual”, digo que, quando o cara tá machonhado, a performance fica comprometida. Tudo bem, a pau-durância ta lá, firme e forte. Mas isso não é tudo. Pra quem não sabe usar, não é vantagem nenhuma. E quando tá “careta” (não gosto desta expressão, acho tão jocosa, enfim, só tem essa), é 1000x melhor. Muito mais carinhoso, menos afobado, beija melhor e não acaba tão rápido. Ou seja, resumindo, muito menos egoísta. É, é isso, egoísta. Transar maconhado é algo meio egoísta. Como já tá curtindo a tal onda, na hora do fuck-fuck, já tá meio garantido na curtição, né? Se a transa não for boa, pelo menos ta curtindo a onda da maconha. Ah, tem dó!!!
27.05.09 .@. 15:29
Comentário de: Mel [Visitante]
Acredito que descriminalizar a maconha não é o caminho..se o drogado está comprando uma maconha "geneticamente modificada" e não está satisfeito com isso, vá SE TRATAR!! A intenção da legalização seria usar dos artifícios de fiscalização do Estado, como o INMETRO e outros e verificar se não está comprando gato por lebre. O problema é do dependente!!
Eu não uso e nunca usarei, e de forma nenhuma gostaria de que meu irmão fosse no mercado comprar um pacotinho de gelatina, Nescau, seja o que for, e logo ao lado encontrasse um pacotinho de machonha, devidamente testado e embalado, pronto para ser levado. Isso seria a facilitação da droga na vida de uma pessoa: algo que ela nunca tinha pensado em provar, de repente a vê na sua frente e pergunta: Por que não?? É um risco que não gostaria ver ninguém pagar!!!
Eu não uso e nunca usarei, e de forma nenhuma gostaria de que meu irmão fosse no mercado comprar um pacotinho de gelatina, Nescau, seja o que for, e logo ao lado encontrasse um pacotinho de machonha, devidamente testado e embalado, pronto para ser levado. Isso seria a facilitação da droga na vida de uma pessoa: algo que ela nunca tinha pensado em provar, de repente a vê na sua frente e pergunta: Por que não?? É um risco que não gostaria ver ninguém pagar!!!
27.05.09 .@. 16:46
Comentário de: Eliab [Visitante]
Olá, acho bacanérrimo seu blog. Hoje em especial acho que a resposta foi bem reflexiva. Gosto do modo como você escreve, na maioria das vezes você é perspicaz e sarcástico, além de irônico; mas acho que sendo você o criador do blog tem todo esse direito, aliás tem propriedade e legitimidade.
Sobre a pergunta em questão gostaria de elogiar não apenas seu posicionamento como também seu modo de expor suas idéias acerca das drogas e de outros vícios. Com a modernização creio que tenha diminuído um pouco da conversa em família o que aumentou a visita à internet, sendo assim considero muito válido escritas "cabeças" como a que você fez.
Parabéns!!!
Sobre a pergunta em questão gostaria de elogiar não apenas seu posicionamento como também seu modo de expor suas idéias acerca das drogas e de outros vícios. Com a modernização creio que tenha diminuído um pouco da conversa em família o que aumentou a visita à internet, sendo assim considero muito válido escritas "cabeças" como a que você fez.
Parabéns!!!
27.05.09 .@. 16:49
Comentário de: Anonima [Visitante]
Muito boa resposta e aqui vai minha opinião.
Sou a favor da criminalização de todas as drogas (inclusive cigarro), a maconha dá disturbios psicologicos sim,tenho caso na familia de usuário viciado que na vida adulta desenvolveu bipolaridade em consequencia direta ao abuso da maconha.
Outra, o cigarro MATA também!
Bebidas não entra nesta idéia pq não acredito que beber seja prejudicial a saúde. Vocês vão falar sobre os alcoolatras, mas aí seria como que criminalizar o sexo por causa dos viciados em sexo, ou criminalizar a comida por causa dos que comem compulsivamente. Essas já são outras coisas. Devemos criminalizar aquilo que pode MATAR. mas a industria do cigarro não vai deixar isso acontecer, né? Pq ela compra quem ela quiser com os altos lobbies que faz no mundo inteiro.
Ahhhh e tem mais, eu namorei um cara que fumava maconha e volta e meia depois de fumar, ele não "funcionava", então o que eu sei por experiência própria é que esse tipo de entorpecente é disfuncional para o sexo bom, como está na pergunta proposta.
Sou a favor da criminalização de todas as drogas (inclusive cigarro), a maconha dá disturbios psicologicos sim,tenho caso na familia de usuário viciado que na vida adulta desenvolveu bipolaridade em consequencia direta ao abuso da maconha.
Outra, o cigarro MATA também!
Bebidas não entra nesta idéia pq não acredito que beber seja prejudicial a saúde. Vocês vão falar sobre os alcoolatras, mas aí seria como que criminalizar o sexo por causa dos viciados em sexo, ou criminalizar a comida por causa dos que comem compulsivamente. Essas já são outras coisas. Devemos criminalizar aquilo que pode MATAR. mas a industria do cigarro não vai deixar isso acontecer, né? Pq ela compra quem ela quiser com os altos lobbies que faz no mundo inteiro.
Ahhhh e tem mais, eu namorei um cara que fumava maconha e volta e meia depois de fumar, ele não "funcionava", então o que eu sei por experiência própria é que esse tipo de entorpecente é disfuncional para o sexo bom, como está na pergunta proposta.
28.05.09 .@. 11:38
Comentário de: Paulo Marques [Visitante]
Ursinho , ursinho ficar contra a legalização para não prejudicar quem torna isso um meio de se impor atravez da violencia como o tráfico, legalizar é uma coisa cuidar de quem quer viver na ilegalidade é problema de polícia
28.05.09 .@. 21:51
Comentário de: Eliza [Visitante]
Olá, Edu Pit
Só complementando:
Centro Brasileiro de Informações
sobre Drogas Psicotrópicas
Definição e histórico
Efeitos no cérebro
Efeitos no resto do corpo
Efeitos tóxicos
Definição e histórico
Muitas substâncias com grande atividade farmacológica podem ser extraídas de uma planta chamada Papaver somniferum, conhecida popularmente com o nome de papoula do oriente. Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (a palavra ópio em grego quer dizer suco).
Quando seco este suco passa a se chamar pó de ópio. Nele existem várias substâncias com grande atividade. A mais conhecida é a morfina, palavra que vem do deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos.
Pelo próprio segundo nome da planta somniferum, de sono, e do nome morfina, de sonho, já dá para fazer uma idéia da ação do ópio e da morfina no homem: são depressores do sistema nervoso central, isto é, fazem nosso cérebro funcionar mais devagar. Mas o ópio ainda contém mais substâncias sendo que a codeína é também bastante conhecida. Ainda, é possível obter-se outra substância, a heroína, ao se fazer pequena modificação química na fórmula da morfina. A heroína é então uma substância semi-sintética (ou semi-natural).
Estas substâncias todas são chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos, ou seja, oriundas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína) ou opiáceos semi-sintéticos quando são resultantes de modificações parciais das substâncias naturais (como é o caso da heroína).
Mas o ser humano foi capaz de imitar a natureza fabricando em laboratórios várias substâncias com ação semelhante à dos opiáceos: a meperidina, o propoxifeno, a metadona são alguns exemplos. Estas substâncias totalmente sintéticas são chamadas de opióides (isto é, semelhantes aos opiáceos).
Estas substâncias todas são colocadas em comprimidos ou ampolas, tornando-se então medicamentos. A tabela ao lado dá exemplos de alguns destes medicamentos.
Efeitos no cérebro
Todas as drogas tipo opiáceo ou opióide têm basicamente os mesmos efeitos no SNC: diminuem a sua atividade. As diferenças ocorrem mais num sentido quantitativo, isto é, são mais ou menos eficientes em produzir os mesmos efeitos; tudo fica então sendo principalmente uma questão de dose. Assim temos que todas essas drogas produzem uma analgesia e uma hipnose (aumentam o sono): daí receberam também o nome de narcóticos que significa exatamente as drogas capazes de produzir estes dois efeitos: sono e diminuição da dor. Recebem também por isto o nome de drogas hipnoanalgésicas. Agora, para algumas drogas a dose necessária para este efeito é pequena, ou seja, elas são bastante potentes como, por exemplo, a morfina e a heroína; outras, por sua vez, necessitam doses 5 a 10 vezes maiores para prod! uzir os mesmos efeitos como a codeína e a meperidina.
Algumas drogas podem ter também uma ação mais específica, por exemplo, de deprimir os acessos de tosse. É por esta razão que a codeína é tão usada como antitussígeno, ou seja, é muito boa para diminuir a tosse. Outras têm a característica de levarem a uma dependência mais facilmente que as outras; daí serem muito perigosas como é o caso da heroína.
Além de deprimir os centros da dor, da tosse e da vigília (o que causa sono) todas estas drogas em doses um pouco maior que a terapêutica acabam também por deprimir outras regiões do nosso cérebro como por exemplo os que controlam a respiração, os batimentos do coração e a pressão do sangue. Como será visto, isto é muito importante quando se analisa os efeitos tóxicos que elas produzem.
Via de regra as pessoas que usam estas substâncias sem indicação médica, ou seja, abusam das mesmas, procuram efeitos característicos de uma depressão geral do nosso cérebro: um estado de torpor, como que isolamento das realidades do mundo, uma calmaria onde realidade e fantasia se misturam, sonhar acordado, um estado sem sofrimento, o afeto meio embotado e sem paixões. Enfim, um fugir das sensações que são a essência mesma do viver: sofrimento e prazer que se alternam e se constituem em nossa vida psíquica plena.
Tabela – Nome de alguns medicamentos vendidos na Brasil contendo drogas tipo ópio (naturais ou sintéticos) nas suas formulações (segundo Dicionário de Especialidades Farmacêuticas – DEF 1990/91).
Opiáceo ou Opióide
Indicação de uso médico
Nomes comerciais dos medicamentos
Preparações farmacêuticas
Naturais:
Morfina
Analgésico
Morfina
Ampolas; comprimidos
Pó de ópio
Anti-diarréico; Analgésico
Tintura de ópio; Elixir Paregórico; Elixir de Dover
Tintura alcoólica
Codeína
Antitussígeno
Belacodid; Belpar; Codelasa; Gotas Binelli; Naquinto; Setux; Tussaveto; Tussodina; Tylex; Pastilhas Veabon; Pastilhas Warton; Benzotiol
Gotas; comprimidos; supositórios
Sintéticos:
Meperidina ou Petidina
Analgésico
Dolantina; Demerol; Meperidina
Ampolas; comprimidos
Propoxifeno
Analgésico
Algafan® ; Doloxene A; Febutil; Previum Compositum; Femidol
Ampolas; comprimidos
Fentanil
Analgésico
Fentanil; Inoval
Ampolas
Semi-Sintético:
Heroína
Proibido o uso médico
--
--
Metadona
Tratamento de dependentes de morfina e heroína
Não existe no Brasil
--
Zipeprol*
Antitussígeno
Eritós; Nantux; Silentós; Tussiflex
Gotas; xaropes; supositórios
* A classificação do Zipeprol como uma substância com ação de opiáceo foi recente. A intoxicação com esta substância pode com freqüência vir acompanhada de convulções
Efeitos no resto do corpo
As pessoas sob ação dos narcóticos apresentam uma contração acentuada da pupila dos olhos ("menina dos olhos"): elas às vezes chegam a ficar do tamanho da cabeça de um alfinete. Há também uma paralisia do estômago e a pessoa sente-se empachada, com o estômago cheio como se não fosse capaz de fazer a digestão. Os intestinos também ficam paralisados e como conseqüência a pessoa que abusa destas substâncias geralmente apresenta forte prisão de ventre. É baseado neste efeito que os opiáceos são utilizados para combater as diarréias, ou seja, são usados terapeuticamente como antidiarréicos.
Efeitos tóxicos
Os narcóticos sendo usados através de injeções dentro das veias, ou em doses maiores por via oral, podem causar grande depressão respiratória e cardíaca. A pessoa perde a consciência, fica de cor meio azulada porque a respiração muito fraca quase não mais oxigena o sangue e a pressão arterial cai a ponto de o sangue não mais circular direito: é o estado de coma que se não for atendido pode levar à morte. Literalmente centenas ou mesmo milhares de pessoas morrem todo ano na Europa e Estados Unidos intoxicadas por heroína ou morfina. Além disso, como muitas vezes este uso é feito por injeção, com freqüência os dependentes acabam também por pegar infecções como hepatites e mesmo AIDS. Aqui no Brasil, uma destas drogas tem sido utilizada com alguma freqüência por injeção venosa: é propoxifeno (principalmente o Algafan®). Acontece que esta substância é muito irritante para as veias, que se inflamam e chegam a ficar obstruídas. Existem vários casos de pessoas com sérios problemas de circulação nos braços por causa disto. Há mesmo descrição de amputação deste membro devido ao uso crônico de Algafan® .
Outro problema com estas drogas é a facilidade com que elas levam à dependência, ficando as mesmas como o centro da vida das vítimas. E quando estes dependentes, por qualquer motivo, param de tomar a droga, ocorre um violento e doloroso processo de abstinência, com náuseas e vômitos, diarréia, câimbras musculares, cólicas intestinais, lacrimejamento, corrimento nasal, etc, que pode durar até 8-12 dias.
Além do mais o organismo humano se torna tolerante a todas estas drogas narcóticas. Ou seja, como o dependente destas não mais consegue se equilibrar sem sentir os seus efeitos ele precisa tomar cada vez doses maiores, se enredando cada vez mais em dificuldades, pois para adquiri-las é preciso cada vez mais dinheiro.
Para se ter uma idéia de como os médicos temem os efeitos tóxicos destas drogas basta dizer que eles relutam muito em receitar a morfina (e outros narcóticos) para cancerosos, que geralmente têm dores extremamente fortes. E assim milhares de doentes de câncer padecem de um sofrimento muito cruel, pois a única substância capaz de aliviar a dor, a morfina ou outro narcótico, tem também estes efeitos indesejáveis. Nos dias de hoje a própria Organização Mundial da Saúde tem aconselhado os médicos de todo o mundo que nestes casos, o uso contínuo de morfina é plenamente justificado.
Felizmente, são pouquíssimos os casos de dependência com estas drogas no Brasil, principalmente quando comparado com os problemas de outros países.
Entretanto, nada garante que esta situação não poderá modificar-se no futuro
Departamento de Psicobiologia - Unifesp/EPM
Informatica Cebrid - Web
Contato: cebrid@psicobio.epm.br
Urso
Parabéns, pela resposta.
Um abraço carinhoso
Só complementando:
Centro Brasileiro de Informações
sobre Drogas Psicotrópicas
Definição e histórico
Efeitos no cérebro
Efeitos no resto do corpo
Efeitos tóxicos
Definição e histórico
Muitas substâncias com grande atividade farmacológica podem ser extraídas de uma planta chamada Papaver somniferum, conhecida popularmente com o nome de papoula do oriente. Ao se fazer cortes na cápsula da papoula, quando ainda verde, obtém-se um suco leitoso, o ópio (a palavra ópio em grego quer dizer suco).
Quando seco este suco passa a se chamar pó de ópio. Nele existem várias substâncias com grande atividade. A mais conhecida é a morfina, palavra que vem do deus da mitologia grega Morfeu, o deus dos sonhos.
Pelo próprio segundo nome da planta somniferum, de sono, e do nome morfina, de sonho, já dá para fazer uma idéia da ação do ópio e da morfina no homem: são depressores do sistema nervoso central, isto é, fazem nosso cérebro funcionar mais devagar. Mas o ópio ainda contém mais substâncias sendo que a codeína é também bastante conhecida. Ainda, é possível obter-se outra substância, a heroína, ao se fazer pequena modificação química na fórmula da morfina. A heroína é então uma substância semi-sintética (ou semi-natural).
Estas substâncias todas são chamadas de drogas opiáceas ou simplesmente opiáceos, ou seja, oriundas do ópio; podem ser opiáceos naturais quando não sofrem nenhuma modificação (morfina, codeína) ou opiáceos semi-sintéticos quando são resultantes de modificações parciais das substâncias naturais (como é o caso da heroína).
Mas o ser humano foi capaz de imitar a natureza fabricando em laboratórios várias substâncias com ação semelhante à dos opiáceos: a meperidina, o propoxifeno, a metadona são alguns exemplos. Estas substâncias totalmente sintéticas são chamadas de opióides (isto é, semelhantes aos opiáceos).
Estas substâncias todas são colocadas em comprimidos ou ampolas, tornando-se então medicamentos. A tabela ao lado dá exemplos de alguns destes medicamentos.
Efeitos no cérebro
Todas as drogas tipo opiáceo ou opióide têm basicamente os mesmos efeitos no SNC: diminuem a sua atividade. As diferenças ocorrem mais num sentido quantitativo, isto é, são mais ou menos eficientes em produzir os mesmos efeitos; tudo fica então sendo principalmente uma questão de dose. Assim temos que todas essas drogas produzem uma analgesia e uma hipnose (aumentam o sono): daí receberam também o nome de narcóticos que significa exatamente as drogas capazes de produzir estes dois efeitos: sono e diminuição da dor. Recebem também por isto o nome de drogas hipnoanalgésicas. Agora, para algumas drogas a dose necessária para este efeito é pequena, ou seja, elas são bastante potentes como, por exemplo, a morfina e a heroína; outras, por sua vez, necessitam doses 5 a 10 vezes maiores para prod! uzir os mesmos efeitos como a codeína e a meperidina.
Algumas drogas podem ter também uma ação mais específica, por exemplo, de deprimir os acessos de tosse. É por esta razão que a codeína é tão usada como antitussígeno, ou seja, é muito boa para diminuir a tosse. Outras têm a característica de levarem a uma dependência mais facilmente que as outras; daí serem muito perigosas como é o caso da heroína.
Além de deprimir os centros da dor, da tosse e da vigília (o que causa sono) todas estas drogas em doses um pouco maior que a terapêutica acabam também por deprimir outras regiões do nosso cérebro como por exemplo os que controlam a respiração, os batimentos do coração e a pressão do sangue. Como será visto, isto é muito importante quando se analisa os efeitos tóxicos que elas produzem.
Via de regra as pessoas que usam estas substâncias sem indicação médica, ou seja, abusam das mesmas, procuram efeitos característicos de uma depressão geral do nosso cérebro: um estado de torpor, como que isolamento das realidades do mundo, uma calmaria onde realidade e fantasia se misturam, sonhar acordado, um estado sem sofrimento, o afeto meio embotado e sem paixões. Enfim, um fugir das sensações que são a essência mesma do viver: sofrimento e prazer que se alternam e se constituem em nossa vida psíquica plena.
Tabela – Nome de alguns medicamentos vendidos na Brasil contendo drogas tipo ópio (naturais ou sintéticos) nas suas formulações (segundo Dicionário de Especialidades Farmacêuticas – DEF 1990/91).
Opiáceo ou Opióide
Indicação de uso médico
Nomes comerciais dos medicamentos
Preparações farmacêuticas
Naturais:
Morfina
Analgésico
Morfina
Ampolas; comprimidos
Pó de ópio
Anti-diarréico; Analgésico
Tintura de ópio; Elixir Paregórico; Elixir de Dover
Tintura alcoólica
Codeína
Antitussígeno
Belacodid; Belpar; Codelasa; Gotas Binelli; Naquinto; Setux; Tussaveto; Tussodina; Tylex; Pastilhas Veabon; Pastilhas Warton; Benzotiol
Gotas; comprimidos; supositórios
Sintéticos:
Meperidina ou Petidina
Analgésico
Dolantina; Demerol; Meperidina
Ampolas; comprimidos
Propoxifeno
Analgésico
Algafan® ; Doloxene A; Febutil; Previum Compositum; Femidol
Ampolas; comprimidos
Fentanil
Analgésico
Fentanil; Inoval
Ampolas
Semi-Sintético:
Heroína
Proibido o uso médico
--
--
Metadona
Tratamento de dependentes de morfina e heroína
Não existe no Brasil
--
Zipeprol*
Antitussígeno
Eritós; Nantux; Silentós; Tussiflex
Gotas; xaropes; supositórios
* A classificação do Zipeprol como uma substância com ação de opiáceo foi recente. A intoxicação com esta substância pode com freqüência vir acompanhada de convulções
Efeitos no resto do corpo
As pessoas sob ação dos narcóticos apresentam uma contração acentuada da pupila dos olhos ("menina dos olhos"): elas às vezes chegam a ficar do tamanho da cabeça de um alfinete. Há também uma paralisia do estômago e a pessoa sente-se empachada, com o estômago cheio como se não fosse capaz de fazer a digestão. Os intestinos também ficam paralisados e como conseqüência a pessoa que abusa destas substâncias geralmente apresenta forte prisão de ventre. É baseado neste efeito que os opiáceos são utilizados para combater as diarréias, ou seja, são usados terapeuticamente como antidiarréicos.
Efeitos tóxicos
Os narcóticos sendo usados através de injeções dentro das veias, ou em doses maiores por via oral, podem causar grande depressão respiratória e cardíaca. A pessoa perde a consciência, fica de cor meio azulada porque a respiração muito fraca quase não mais oxigena o sangue e a pressão arterial cai a ponto de o sangue não mais circular direito: é o estado de coma que se não for atendido pode levar à morte. Literalmente centenas ou mesmo milhares de pessoas morrem todo ano na Europa e Estados Unidos intoxicadas por heroína ou morfina. Além disso, como muitas vezes este uso é feito por injeção, com freqüência os dependentes acabam também por pegar infecções como hepatites e mesmo AIDS. Aqui no Brasil, uma destas drogas tem sido utilizada com alguma freqüência por injeção venosa: é propoxifeno (principalmente o Algafan®). Acontece que esta substância é muito irritante para as veias, que se inflamam e chegam a ficar obstruídas. Existem vários casos de pessoas com sérios problemas de circulação nos braços por causa disto. Há mesmo descrição de amputação deste membro devido ao uso crônico de Algafan® .
Outro problema com estas drogas é a facilidade com que elas levam à dependência, ficando as mesmas como o centro da vida das vítimas. E quando estes dependentes, por qualquer motivo, param de tomar a droga, ocorre um violento e doloroso processo de abstinência, com náuseas e vômitos, diarréia, câimbras musculares, cólicas intestinais, lacrimejamento, corrimento nasal, etc, que pode durar até 8-12 dias.
Além do mais o organismo humano se torna tolerante a todas estas drogas narcóticas. Ou seja, como o dependente destas não mais consegue se equilibrar sem sentir os seus efeitos ele precisa tomar cada vez doses maiores, se enredando cada vez mais em dificuldades, pois para adquiri-las é preciso cada vez mais dinheiro.
Para se ter uma idéia de como os médicos temem os efeitos tóxicos destas drogas basta dizer que eles relutam muito em receitar a morfina (e outros narcóticos) para cancerosos, que geralmente têm dores extremamente fortes. E assim milhares de doentes de câncer padecem de um sofrimento muito cruel, pois a única substância capaz de aliviar a dor, a morfina ou outro narcótico, tem também estes efeitos indesejáveis. Nos dias de hoje a própria Organização Mundial da Saúde tem aconselhado os médicos de todo o mundo que nestes casos, o uso contínuo de morfina é plenamente justificado.
Felizmente, são pouquíssimos os casos de dependência com estas drogas no Brasil, principalmente quando comparado com os problemas de outros países.
Entretanto, nada garante que esta situação não poderá modificar-se no futuro
Departamento de Psicobiologia - Unifesp/EPM
Informatica Cebrid - Web
Contato: cebrid@psicobio.epm.br
Urso
Parabéns, pela resposta.
Um abraço carinhoso
29.05.09 .@. 01:44
Comentário de: Daniella [Visitante]
Urso querido,
Não sei pq ainda me surpreendo com suas respostas... Vc é brilhante! Imagino o quão bacana deve ser conviver com vc...
Querido, meu casamento de 4 anos acabou pq eu não conseguia aceitar o fato de meu marido querer fumar maconha excessivamente. A maioria dos meus amigos e dos nossos parentes me julgou e me atirou pedras por eu não aceitar que ele desse um "tapinha" religiosamente todos os dias... Eu tive problemas sérios de consumo e abuso de drogas com a minha irmã que tem 23 anos. Aos 16 anos ela ficou 6 meses internada numa clinica para fazer desintoxicação de cocaína. Além disso, meu pai sempre consumiu alcool em excesso, o que também o tornou ausente da nossa família por anos. Moral da história: Não gosto de drogas, não consigo ser conivente com o uso, não sou obrigada a conviver com isso. Se fosse tão bom, todas as mães fumariam junto com seus filhos, sentados na sala de casa assistindo tv. Concordo com vc, plenamente ao afirmar que não vale a pena perder minutos por um prazer tão momentâneo. Minha vida também vale muito mais do que isso. E tem mais... sou uma pessoa feliz, alegre por natureza! Não preciso de nada pra potencializar isso ou minimizar... até água mineral me dá alegria! Adoro ser careta, adoro viver a vida com saúde e bem estar!
Sou sua fã incondicional! Vc é o cara!
Beijo da Dani
Não sei pq ainda me surpreendo com suas respostas... Vc é brilhante! Imagino o quão bacana deve ser conviver com vc...
Querido, meu casamento de 4 anos acabou pq eu não conseguia aceitar o fato de meu marido querer fumar maconha excessivamente. A maioria dos meus amigos e dos nossos parentes me julgou e me atirou pedras por eu não aceitar que ele desse um "tapinha" religiosamente todos os dias... Eu tive problemas sérios de consumo e abuso de drogas com a minha irmã que tem 23 anos. Aos 16 anos ela ficou 6 meses internada numa clinica para fazer desintoxicação de cocaína. Além disso, meu pai sempre consumiu alcool em excesso, o que também o tornou ausente da nossa família por anos. Moral da história: Não gosto de drogas, não consigo ser conivente com o uso, não sou obrigada a conviver com isso. Se fosse tão bom, todas as mães fumariam junto com seus filhos, sentados na sala de casa assistindo tv. Concordo com vc, plenamente ao afirmar que não vale a pena perder minutos por um prazer tão momentâneo. Minha vida também vale muito mais do que isso. E tem mais... sou uma pessoa feliz, alegre por natureza! Não preciso de nada pra potencializar isso ou minimizar... até água mineral me dá alegria! Adoro ser careta, adoro viver a vida com saúde e bem estar!
Sou sua fã incondicional! Vc é o cara!
Beijo da Dani
31.05.09 .@. 15:29
Comentário de: Pirarucu [Visitante]
Excelente o comentário de Everton e maravilhosa a aula de Eliza. Agora vamos pensar em como acabar com o tráfico das drogas de um modo geral e também "de quebra" com o tráfico de armas, que são muito parecidos. Só com a legalização de tudo. O preço cairia e acabava o maior estímulo para isso. Naturalmente que necessitaria de muita educação preventiva. Campanhas permanentes e muito marketing contra o uso. Campanhas esclarecedoras e educativas, imediatas e a longo prazo. Sem preço, por não ser mais proibido, tanto o tráfico das drogas como das armas, logo se acabaria. E os traficantes atuais (profissionais), que se explodam, aprendam "novas" profissões, se reinventem. Claro que a coisa não é tão simples assim, mas esta é a única maneira de resolver tão grande problema. Sem imitarmos os norteamericanos, que não controlam o consumo de drogas no seu país (EUA) mas querem controlar o plantio e/ou fabricação, como também o comércio nos países dos outros.
01.06.09 .@. 05:05
Comentário de: Duda Morales [Visitante]
Bom Urso,
Antes eu era a favor da discriminação da maconha mas analisando melhor o nosso sistema, acredito que as coisas só iriam piorar com liberação dessa droga. Em primeiro lugar tudo neste país tem duas opções de escolha: Cotação do dolar normal e paralelo(cambio negro); policia e soldados do tráfico + milícias, loteria federal e jogo do bicho e por aí vai.
Já imaginou a maconha sendo vendida em farmácias, supermercados, botecos, budegas, bares......com imposto embutido? Penso que o comtrabando seria dobrado e os traficantes ganhariam muito mais dinheiro com as vendas, pois não pagariam impostos e portanto venderiam mais barato. Nosso país ainda não está preparado para liberar a maconha. Nosso país é uma fraude. Não existe punição para crime algum. Os presos não trabalham para quitar suas dividas com a sociedade e pagar pelo que comem dentro da cadeia, somos nós quem pagamos a conta, inclusive a conta com júizes e promotores. Imaginem o pandemônio que iria se tornar o Brasil com essa liberação, até pessoas que não usam a danada iriam vender "para ganhar um dinheirinho a mais". Por enquanto creio que o melhor é deixar esses grandes traficantes continuarem com seus negócios. A droga comercializada em nosso país e obra de politicos, grandes empresários e as vezes até alguns figurões da FAB ( como já foi mostrado na TV). Notem que alguns traficantezinhos de 5ª querem passar nos aeroportos com drogas dentro do estomago mas nem assim conseguem, pois os grandes não querem concorrência.
"Ê BRASILSINHO BOM SÔ"
Um abraço Urso sua resposta foi 10.
Antes eu era a favor da discriminação da maconha mas analisando melhor o nosso sistema, acredito que as coisas só iriam piorar com liberação dessa droga. Em primeiro lugar tudo neste país tem duas opções de escolha: Cotação do dolar normal e paralelo(cambio negro); policia e soldados do tráfico + milícias, loteria federal e jogo do bicho e por aí vai.
Já imaginou a maconha sendo vendida em farmácias, supermercados, botecos, budegas, bares......com imposto embutido? Penso que o comtrabando seria dobrado e os traficantes ganhariam muito mais dinheiro com as vendas, pois não pagariam impostos e portanto venderiam mais barato. Nosso país ainda não está preparado para liberar a maconha. Nosso país é uma fraude. Não existe punição para crime algum. Os presos não trabalham para quitar suas dividas com a sociedade e pagar pelo que comem dentro da cadeia, somos nós quem pagamos a conta, inclusive a conta com júizes e promotores. Imaginem o pandemônio que iria se tornar o Brasil com essa liberação, até pessoas que não usam a danada iriam vender "para ganhar um dinheirinho a mais". Por enquanto creio que o melhor é deixar esses grandes traficantes continuarem com seus negócios. A droga comercializada em nosso país e obra de politicos, grandes empresários e as vezes até alguns figurões da FAB ( como já foi mostrado na TV). Notem que alguns traficantezinhos de 5ª querem passar nos aeroportos com drogas dentro do estomago mas nem assim conseguem, pois os grandes não querem concorrência.
"Ê BRASILSINHO BOM SÔ"
Um abraço Urso sua resposta foi 10.
01.06.09 .@. 13:33
Comentário de: Duda Morales [Visitante]
O que houve Urso?
Joguei pesado?
Publica o meu comentário!
Vivemos em uma democracia ou em uma ditatura imcubada?
Todos sabemos que quem paga o pato por vender drogas são os traficantizinhos de favela os grandes ninguém sabe o nome deles.
Se fosse somente traficante de favela a policia já teria dado um jeito. Mas analize comigo.....hoje a policia apreende 1 tonelada de drogas em uma determinada favela, no dia seguinte na mesma favela já foi depositado 2 toneladas.
HA HA HA HA ....QUE PAÍS É ESTE?
Joguei pesado?
Publica o meu comentário!
Vivemos em uma democracia ou em uma ditatura imcubada?
Todos sabemos que quem paga o pato por vender drogas são os traficantizinhos de favela os grandes ninguém sabe o nome deles.
Se fosse somente traficante de favela a policia já teria dado um jeito. Mas analize comigo.....hoje a policia apreende 1 tonelada de drogas em uma determinada favela, no dia seguinte na mesma favela já foi depositado 2 toneladas.
HA HA HA HA ....QUE PAÍS É ESTE?
01.06.09 .@. 13:53
Comentário de: Donatien [Visitante]
BUUUUUUUUUUUUUU!!!
DESTA VEZ O URSO CAGOU NA RETRANCA... HIHIHIHI... O COMENTÁRIO MAIS BOBO DA HISTÓRIA DO P.A.U.!
DESTA VEZ O URSO CAGOU NA RETRANCA... HIHIHIHI... O COMENTÁRIO MAIS BOBO DA HISTÓRIA DO P.A.U.!
21.06.09 .@. 23:45
Comentário de: KELLY [Visitante]
OLÁ URSOS E URSAS,
AMO DEMAIS FUMAR UNS TODOS OS DIAS E, SINCERAMENTE, O USO SÓ ME AJUDOU.... ANTES EU TINHA UMA ENORME INSÔNIA E HOJE NÃO MAIS... ANTES EU NÃO CONSEGUIA ME LIBERAR SEXUALMENTE E HOJE... AFFF.... BOM DEMAIS... SOU CASADA E O SEXO APÓS UM BRAUSINHO É TUDO DE BOM!!!! SOU TOTALMENTE CONTRA O ÁLCOOL, CIGARRO E O RESTO DAS DROGAS, MAS A MACONHA... É MEU XODÓ!!!!! RS.....
SÓ POÇO DIZER QUE SOU CONTRA A DESCRIMINALIZAÇÃO DELA, POIS O PREÇO IRÁ AS ALTURAS MEUS AMIGOS.... O BRASIL IRIAI COLOCAR 60% DO VALOR EM IMPOSTOS!!! NÃO A LEGALIZAÇÃO!!!! SIM A UTILIZAÇÃO!!!
BEIJOS
PS: ESPERO QUE TENHA SIDO CLARA!!!!
PS2: AMEI O BLOG!! APESAR DE QUE ALGUMAS RESPOSTAS PODERIAM SER COMPLEMENTADAS POR UMA MULHER!!! FICA AÍ UMA SUGESTÃO!!! ABRAÇOS IRMÃO URSO!!!!
AMO DEMAIS FUMAR UNS TODOS OS DIAS E, SINCERAMENTE, O USO SÓ ME AJUDOU.... ANTES EU TINHA UMA ENORME INSÔNIA E HOJE NÃO MAIS... ANTES EU NÃO CONSEGUIA ME LIBERAR SEXUALMENTE E HOJE... AFFF.... BOM DEMAIS... SOU CASADA E O SEXO APÓS UM BRAUSINHO É TUDO DE BOM!!!! SOU TOTALMENTE CONTRA O ÁLCOOL, CIGARRO E O RESTO DAS DROGAS, MAS A MACONHA... É MEU XODÓ!!!!! RS.....
SÓ POÇO DIZER QUE SOU CONTRA A DESCRIMINALIZAÇÃO DELA, POIS O PREÇO IRÁ AS ALTURAS MEUS AMIGOS.... O BRASIL IRIAI COLOCAR 60% DO VALOR EM IMPOSTOS!!! NÃO A LEGALIZAÇÃO!!!! SIM A UTILIZAÇÃO!!!
BEIJOS
PS: ESPERO QUE TENHA SIDO CLARA!!!!
PS2: AMEI O BLOG!! APESAR DE QUE ALGUMAS RESPOSTAS PODERIAM SER COMPLEMENTADAS POR UMA MULHER!!! FICA AÍ UMA SUGESTÃO!!! ABRAÇOS IRMÃO URSO!!!!
06.11.09 .@. 21:51
Comentário de: Giovana [Visitante]
Sou radicalmente contra a legalização da maconha, principalmente porque o Brasil é incapaz de fiscalizar a venda de qualquer produto. Meu pai é fumante, e eu vou comprar cigarros para ele desde que usava fraldas, nenhum vendedor jamais se recusou a me vender por eu não estar acompanhada de um adulto; o mesmo com cerveja, que eu compraria livremente em qualquer idade, como já fiz. Se a maconha fosse legal, tenho certeza de que teríamos adolescentes usuários num volume exponencialmente maior, até porque não teriam que se sujeitar a becos escuros ou banheiros trancados para comprar a droga.
Além disso, tudo bem, legaliza-se a maconha, quem me garante que outras drogas deixariam de ser vendidas, como cocaína ou heroína, que são, inclusive, bem mais fortes? Então o que fazer? Legalizar todas e permitir que uma população cabeça de vento incapaz de escrever em português legível se drogue indiscriminadamente?
Desculpas aqueles que são partidários de entorpecentes, mas não acho que anestesiar os neurônios seja o caminho para nada bom.
Urso, adorei sua resposta, como sempre.
Bjos.
Além disso, tudo bem, legaliza-se a maconha, quem me garante que outras drogas deixariam de ser vendidas, como cocaína ou heroína, que são, inclusive, bem mais fortes? Então o que fazer? Legalizar todas e permitir que uma população cabeça de vento incapaz de escrever em português legível se drogue indiscriminadamente?
Desculpas aqueles que são partidários de entorpecentes, mas não acho que anestesiar os neurônios seja o caminho para nada bom.
Urso, adorei sua resposta, como sempre.
Bjos.
05.12.09 .@. 05:41
Comentário de: Dri ; ) [Visitante]
Nossa sua opnião a respeito do assunto é tudo de bom...
14.12.09 .@. 11:25
Deixe seu comentário
| « Vibradores: aliados ou inimigos? Apimente a relação sem ter a ressaca moral do ménage. | As rapidinhas de hoje estão quentes... Se você é chato, melhor não ler! Depois não reclame! » |
























