Ingressar na universidade através do Enem

A prova que vem mexendo com a cabeça de todos os jovens com certeza é o ENEM 2024. Afinal, é a partir do resultado obtido com a nota deste exame que muitos conseguem ingressar na universidade. E para saber tudo o que envolve o ENEM 2024 e não perder nenhuma informação, leia este artigo!

Como funciona a prova do ENEM 2024?

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da etapa de escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

✓ Buscando dicas? Veja como financiar os estudos pelos programas:

Desde 2017 a prova foi dividida em 2 datas, os inscritos realizam o Enem em 2 domingos consecutivos. São 4 áreas de conhecimento desenvolvidas separadamente nestes dias:

No primeiro dia do Exame são aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Redação; e Ciências Humanas e suas Tecnologias. A aplicação tem cinco horas e trinta minutos de duração;

No segundo dia do Exame são aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e matemática e suas Tecnologias. A aplicação tem cinco horas de duração.

Cada prova objetiva tem 45 questões. São, portanto, 180 questões de múltipla escolha no total. Cada questão da prova objetiva tem cinco opções de resposta e apenas uma resposta correta. A redação deve ter o mínimo de sete linhas e o máximo de 30 linhas.

Edital ENEM 2024

Como a prova do ano de 2018 ainda não foi concluída, o edital Enem 2024 deve ser lançado em breve, um tempo após a realização e resultado do exame do ano anterior. Quem lê o edital já sai na frente, isso porquê nele estão descritas todas as informações referentes ao Enem, inclusive sobre as regras em prazo.

Enquanto não são lançadas informações sobre o exame de 2024, conferir o edital de 2018 é uma boa forma de estar por dentro de como funciona as etapas e o regulamento. Tenha acesso ao documento neste link.

Inscrição ENEM 2024

É muito provável que você consiga realizar a sua inscrição ENEM 2024 a partir de maio de 2024, já que normalmente este é o mês estabelecido para a realização da etapa. Nos últimos anos foi estabelecido um período de 8 dias para a efetuação do cadastro, é muito importante ficar atento a data limite.

No momento da inscrição o aluno deve criar um login e senha, anote esta informação para não a perder, pois é com ela que você conseguirá se cadastrar para outros programas do governo, por exemplo, o Programa Universidade para Todos (PROUNI).

É através da página do participante do Enem na internet que os interessados realizam a inscrição, por enquanto esta etapa ainda não está disponível. Até mesmo quem conseguiu a isenção da taxa deve realizar o seu cadastro. O valor da taxa deve ser em torno de R$82.

Resultados e Gabarito ENEM 2024

Os resultados e gabarito ENEM 2024 devem ser divulgados no portal do exame na internet, á partir da segunda semana de janeiro de 2020. Com a pontuação conquistada o aluno pode se inscrever nos programas oferecidos pelo governo federal que possibilitam sua entrada na universidade, como:

Além de ser permitida a realização da prova para trainee, como forma de autoavaliação, neste caso os resultados são divulgados em março.

Deixe um comentário

Tema: Elation por Kaira.
Cidade do Cabo, África do Sul