O Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) é um dos valores que devem ser cumpridos pelos proprietários anualmente. O que muita gente não sabe é a importância de cumprir com essa taxa, não só para o estado como para o próprio contribuinte.
Arrecadação Pública
Apesar deste fator não estar diretamente ligado ao contribuinte, vale mencionar que uma determinada porcentagem da arrecadação do IPVA é destinada a manutenção do trânsito. Por isso, o descumprimento do valor em grande escala pode acabar prejudicando determinado estado.
Licenciamento Impossibilitado
Em contrapartida com a consequência mencionada anteriormente, temos a impossibilidade de renovar o licenciamento SP. Este é um documento oficial que funciona como a identidade do seu veículo, sendo a única forma de comprovar que o mesmo está apto para circular nas vias. Entretanto, o motorista devedor não pode solicitar o mesmo até que resolva as suas pendências.
Apreensão do Veículo
De acordo com as leis de trânsito, circular com o licenciamento 2022 vencido ou se recusar a apresentar o documento oficial do veículo pode acarretar em infração grave. Nestes casos, a apreensão do veículo pode ser aplicada por uma agente de trânsito. é importante enfatizar que os custos do reboque e da diária do automóvel são de responsabilidade do dono do veículo.
Pontos na Carteira
Como mencionado, circular com os documentos vencidos é considerado infração de teor grave. As infrações graves rendem cerca de 7 pontos na carteira para o motorista. Ao completar 20 pontos, o mesmo pode ter a sua Carteira de Habilitação suspensa, ficando impossibilitado de conduzir qualquer tipo de automóvel.
Multas de Trânsito
Se o proprietário deixou de cumprir com o IPVA, mas ainda não está com o licenciamento vencido, vale lembrar que o mesmo ainda pode ser multado pela ação. O valor da multa é mediano, entretanto, se o motorista não pagar, o valor pode chegar a aumentar bastante.
Acréscimo de Juros
O IPVA é um dos impostos obrigatórios mais caros, mas pior do que cumprir com a taxa requerida, é passar a dever ela para o Detran. Isto porque é cobrado um acréscimo de juros crescentes adicionados a sua dívida. Então além de ter que pagar o imposto atrasado, você ainda terá que efetuar o pagamento da guia corrigida pelos juros.
Perda de Desconto
Muita gente não sabe, mas ao pagar o IPVA à vista, o motorista recebe um desconto considerável. Se passar a dever, mesmo que venha a pagar a dívida completa depois, o proprietário é privado do desconto.