6 dicas para não perde a hora no primeiro dia do Enem!

O Exame Nacional do Ensino Médio é uma das provas nacionais mais importantes pois pode definir a entrada dos participantes no nível superior de ensino. Este é um exame muito complexo, por isso, é fundamental para você saber driblar as autossabotagens como o atraso. Veja a seguir 6 dicas para não perder a hora no primeiro dia do Enem:

O Enem padronizou o ingresso dos estudantes nas universidades públicas e privadas através dos programas SISU e Prouni. Para concorrer, é necessário que os candidatos conquistem uma boa pontuação no exame e se inscrevam para os cursos nos sites dos programas durante o período requisitado.

Mas antes de pensar na sua nota, você deve saber tudo sobre o exame e não chegar atrasado de forma alguma. Se você chegar ao local de prova após o fechamento dos portões perderá a realização da prova.

Verifique o local de prova

Depois de se inscrever, você deverá acessar o seu local de prova Enem para saber em qual escola você irá realizar o exame. Este deve ser o seu primeiro passo para que possa estabelecer horários e tenha noção da distância entre sua casa e o local em questão.

Decida o trajeto antes

Quando você visualizar o seu local de prova do Enem, busque pelos trajetos mais rápidos para chegar até ele. Use o GPS do seu celular e se possível, visite o ambiente antes para evitar confusões.

Decida o tipo de transporte

É muito importante, inclusive para o gasto de tempo ao se locomover, decidir o tipo de transporte.

Se você for de carro, chegue cedo para procurar um vaga. Se você for de ônibus, confira os horários através de apps do celular. Se for de Uber, verifique a disponibilidade de motoristas com antecedência.

Durma cedo no dia anterior

Infelizmente, a ansiedade é inimiga de quem vai realizar provas como o Enem e isso pode causar insônia. O mais recomendado é fazer atividades pesadas durante o dia e atividades leves antes de dormir. Procure fazer algo que você goste e relaxar!

Não tome medicamentos fortes

Tomar medicamentos que possuem efeitos colaterais como sonolência, insônia, bexigas soltas, entre outros, podem prejudicar seu desempenho na prova. Opte por remédios naturais.

Se possível, saia de casa antes

Mesmo que você calcule minunciosamente os seus horários e trajetos, é preciso contar com imprevistos. Por isso, o ideal para o estudante é sair bem antes de casa para não acabar perdendo o exame.

Deixe um comentário

Tema: Elation por Kaira.
Cidade do Cabo, África do Sul